segunda-feira, 20 de junho de 2011

Oportunidade de ver a personalidade se formar







Meus filhos estão com 6 (Matheus) e com 3 (Daniel) anos!!! Essa fase é fantástica porque já conseguimos interagir como três "quase adultos" ou três "quase crianças". É claro que no dia a dia sobra grito e até alguma agressão física, como chutes por parte deles ou algum chacoalhão por minha parte. Mas no geral conseguimos ter uma excelente relação.

A parte que eu mais gosto é o Evangelho no Lar ou quando assistimos algum programa de "fundo" moral, como Lucas no Formigueiro ou Zoando na Escola (quem tem filhos da mesma idade sabe do que estou falando).

Como é rica a oportunidade de ver os meus pequenos fazer comparações e explicar o que eles entenderam. Como é delicioso ver personalidades se formando, sempre pautados pela moral, pelo bem estar de todos. É verdade que nem sempre os atos seguem a oratória. Acabamos de fazer um Evangelho e logo os dois estão se estapeando, mas usar o assunto que saiu na nossa roda de orações para lembrá-los, é muito bom.

No sábado, fomos visitar o Acalanto. Tinha festa junina e os meninos brincaram até cansar. Todo mundo dizia: "nossa, mas seus filhos brincam sem nenhuma "diferença" (e eu tentando entender que diferença era essa, mas tudo bem, porque quero falar de outra coisa). A todo momento o Matheus dizia: "mãe, eu estou bonzinho, né? Estou fazendo o bem e tenho direito a mais uma estrelinha no meu quadro de boas ações". Ele deve ter me procurado umas 10 vezes para falar sobre isso. No começo achei até bonitinho, mas depois aquilo foi me enervando.

Ouvi uma vozinha no meu ouvido (meu mentor falando) e repeti... "Matheus, vc se lembra do último texto do Evangelho no Lar?", e ele: "Não, mamãe". "Aquele, Matheus, sobre não deixar a mão direita saber o que faz a mão esquerda?". Ele ficou com a aquela cara de goiaba me olhando sem entender onde eu queria chegar. "Matheus, papai do céu explicou que quando estamos fazendo o bem de verdade, sem querer nada em troca, não temos que ficar falando para todo mundo. Se vc está fazendo isso só para ganhar estrelinha, então não tá valendo. Isso não é fazer o bem". Por incrível que pareça, ele deu um sorriso, se afastou e não falou mais nada.

Amanhã a gente tem Evangelho no Lar novamente e tomara que não saia essa lição novamente, porque será sinal de que ele e eu aprendemos. Se sair, é porque ainda temos algum caminho pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário