sábado, 5 de novembro de 2011

A sustentável preguiça do ser

Há uma inimiga rondando a minha porta desde sempre. Ela fica a espreita esperando a menor brecha e se instala. O pior é que sua presença é gostosa, é morna, é delicada. Mas o resultado da sua ação é desastroso. Causa uma sensação de impotência, de tempo perdido, de raiva por deixar se domar.

Essa inimiga faz com que acordo tarde e perca os melhores momentos do dia. Faz com que eu fique em frente ao Ipad por horas, acompanhando o Face dos amigos e depois descubra que nada foi produtivo. Faz com que eu fique sapeando as notícias nos sites após o almoço e depois perceba que perdi minutos raros para a preparação de um projeto. Faz com que eu leia 200 páginas de um livro, enquanto a casa está com as camas desfeitas. Ela também provoca uma sensação de letargia e de surdez quando estou na frente da televisão assistindo a novela e não percebo a necessidade de atenção que meus filhos têm. Outro ponto fatal dessa inimiga é o ódio que cresce dentro de mim aos poucos, enquanto estou fazendo as atividades domésticas sem ajuda de ninguém.Mas o pior de tudo, é a flacidez!!! A flacidez é o resultado de anos ao lado dessa companheira. A falta de vontade de acordar cedo e sair por aí andando, correndo ou seja lá o que for fazer. Mas é FAZER!!! E esse verbo é o pior inimigo da minha inimiga. Eles se odeiam e brigam durante o tempo todo.

Fico feliz quando o Fazer ganha. Até a respiração fica mais fácil, o coração bate mais compassado e a pele fica brilhosa. Então porque na maioria das vezes a minha inimiga está a frente? Como fazer para combatê-la?

Ela está lá instalada dentro da minha casa, dentro do meu carro, dentro do meu trabalho, dentro de mim. Ela impede até que eu faça aquilo que mais gosto: escrever e pensar... pensar e escrever. Quando começo ter pensamentos produtivos, questionadores, ela diz: "pra quê tudo isso?". Então deixei de ser combativa.

Nesse momento a PREGUIÇA estava instalada
Tenho saudades de mim mesma. Eu faço falta de mim. Aquela pessoa que tinha conseguido afastar essa inimiga. Aquela pessoa combativa, que se exercitava e fazia mil coisas durante um dia. Preciso lutar, preciso sair dessa letargia e preciso afastar as desculpas. Afinal a Preguiça não pode ganhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário