terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Corrida de Rua - Circuito das Estações - Verão 2014

Minha última prova de 2014
Domingo, dia 21 de dezembro, participei da minha 4a.(ou quinta se contarmos com a participação pipoca) e última corrida de 2014. O Circuito das Estações é bem famoso e muitos elogiam a organização e o clima. Estava com grande expectativa e realmente as pessoas têm razão, foi muito gostoso participar.

O começo: a inscrição
Mas vamos começar do começo. Fizemos a inscrição pelo site da Ativo e montamos uma equipe para conseguir valores menores. Fácil e rápido. A retirada dos kits já não foi tão fácil. A divulgação do local de retirada foi feita uma semana antes da corrida e os kits foram entregues em um único local: Lojas Fast do West Plaza (longe demais para quem mora na zona sul). Como trabalho no Cambuci, me programei para retirar na hora do almoço. A ideia era fazer tudo em 1h e teria conseguido se o sistema não estivesse caído. Sem sistema, buscamos 17 nomes (um a um) em uma sequência de milhares de nomes. A atendente era bastante impaciente, diga-se de passagem.

E para completar, o kit (camiseta, mochila, barrinha de cereal, cápsulas de energético e um ponte de propaganda) vinha em uma lata. Então eram 13 latas para carregar! Ainda bem que o pessoal da Fast é muito legal e me deu uma sacolona para transportar tudo (o que não foi fornecido pela organização da corrida!). No total foram 2h entre chegar no shopping pegar os kits, comer alguma coisa e voltar para a empresa.

Os Kits


Kits organizados
Quando cheguei em casa com as latinhas (algumas eu já havia distribuído), fui para o trabalho manual. As meninas da organização guardaram as camisetas nas latas, sem identificação. As camisetas vêm em um saquinho com aquele ziplock, mas com o tamanho virado para dentro. Então foi preciso abrir todos, olhar o tamanho, dobrar a camieta novamente e depois lacrá-los novamente para saber qual camiseta era de qual participante. Além disso, os números de participação, com o nome dos inscritos, estavam em um bloquinho separado. Com a ajuda do meu filho Matheus, abri lata por lata, camiseta por camiseta, para organizar para os amigos. Para ficar melhor colei uma etiqueta com os nomes no fundo das latas. Ufa!!! Deu trabalho. Mas valeu. A lata e a mochila são lindas.

No dia da corrida
Saindo de casa às 5h45
A largada para os 5k estava agendada para às 7h30 do domingo, mas tínhamos que chegar às 7h para pegar os chips. Achei que esse esquema seria confuso, no entanto foi super organizado e tranquilo. Como o trajeto é feito na Avenida Pacaembu, a concentração e a largada aconteceram na Praça Charles Miller. Então resolvi ir de metrô e minha decisão foi acertada. Já na Estação Saúde encontrei vários corredores de camiseta azul e ao longo do caminho fui me aproximando de outras pessoas com o mesmo destino. Adoro esse clima. Descemos na Estação Clínicas e caminhamos quase 2k até a concentração. O que foi ótimo para aquecer. Encontrei minha irmã, Fernanda, e suas amigas no meio do caminho e caminhos até a Praça.



Amigos


Lilian, Fernanda, Michele e eu
É incrível como as corridas de rua têm o poder de reunir as pessoas e principalmente mulheres. Nós buscamos a corrida, principalmente, para emagrecer. É interessante ouvir os diálogos que começam sempre se faz tempo que corre, qual o tempo médio que vem fazendo e quantos quilos já perdeu. Mas pelo que tenho percebido, as mulheres desencanam da perda de peso assim que começam a incluir provas no calendário. Isso porque a corrida faz com que os pesos sejam eliminados quase que naturalmente. Espero que isso aconteça comigo também. Esse ano cumpri a meta de eliminar 9 quilos. Mas para o ano que vem ainda quero eliminar mais 3. Por isso, tenho uma prova por mês.
 
Na concentração encontrei vários amigos: os da empresa, os que já trabalharam na empresa e os amigos que estou fazendo durante as corridas. Fantástico isso. Os veteranos incentivando os novatos e os iniciantes motivados a fazer uma boa corrida. Vários selfies e depois da tradicional parada para o xixi nos banheiros químicos (sujos e fedidos como sempre, mas com papel higiênico em quantidade suficiente), chegou o momento da largada.
Pessoal da Atlas Schindler
Percurso e performance
Largada é sempre um momento alegre. Todos motivados e com vontade de dar o melhor. Por isso tem muita animação. A descida da Pacaembú foi a parte mais gostosa da corrida. Além da leve descida, a manhã estava com uma temperatura amena. Mas tudo mudou assim que passamos do túnel. O sol e o calor começaram a se mostrar fortes e as subidas foram aparecendo. Vários corredores iam diminuindo seus paces e muitos passaram a caminhar. Eu por vários momentos tive que trotar para recuperar um batimento cardíaco aceitável. A subida da Pacaembú apareceu nos 3,5km, recheada de muito sol e calor. Aí tive que caminhar, porque só o trote não dava conta de diminuir o batimento cardíaco.

Quando vi a placa dos últimos 500m, resolvi dar tudo de mim. Mas meus batimentos chegaram a 196 e tive que caminhar novamente. Quando avistei a Chegada, voltei a trotar e corri. Afinal é contra meus princípios terminar uma prova caminhando (kkkk).
Amigos e amigos dos amigos

Resumo: fiz um tempo melhor em relação a minha primeira prova, a do Mc Donalds, mas pior do que a Night Run. Me diverti muito e renovei os meus votos de realizar um 2015 repleto de corridas de rua. E para isso, mais treino, bem mais treino.

Momento das fotos

Painel do circuito
Após a chegada e o recebimento da merecida medalha, tem o momento de reunir os amigos para as fotos. Essa parte é muito legal. Para mim, o surpreendente é não ficar impaciente em pegar filas para subir no pódio ou parar em frente aos painéis. Eu que odeio filas, quando termino uma corrida, fico tão relaxada que não me importo com isso.

Depois peguei uma carona com a minha irmã até a estação Consolação do metrô e fui para casa. Parei na feira do bairro para encontrar meu marido e meus filhos. Comi uma pamonha de café da manhã e almocei muito carboidrato. Depois dormi por quase 3 horas e acordei renovada para visitar meus pais e sogros na tarde do domingão!
Feliz e animada para a próxima.




Minhas medalhas de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário