segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Disney Magic Run - um grande aprendizado

Ontem foi dia de Disney Magic Run. Quando saiu o comunicado sobre essa corrida foi um furor entre minhas amigas. Todas correndo para fazer a inscrição. Fui no entusiasmo e acabei pagando R$ 140 para correr 10k. Essa seria a minha primeira corrida oficial com essa quantidade de quilômetros.

Há cerca de 15 dias, sofri uma lesão na panturrilha e estou sem treinar desde então, com direito a fisioterapia duas vezes por semana e descanso forçado (ai que medo de engordar!!!). Aí começou a bater o arrependimento por ter pago tão caro por essa corrida. Mas como a esperança é a última que morre, meu fisio autorizou a minha participação como um "teste". Iniciar trotando, mas se sentisse alguma coisa era para parar imediatamente. Só poderia trotar por no máximo 2k e depois caminhar. Fiquei animada.




Doce Ilusão
Mas a doce ilusão começou a dar sinais de que acabaria cedo!  No sábado fui a pé até um salão de estética que tem perto de casa e o trajeto tem uma ladeira muito íngreme. No meio da subida, caminhando devagar, já senti uma fisgada, que não me deixou em paz durante toda a tarde e à noite também. Mas achei que fosse psicológico e também precisava fazer o tal teste.

O trajeto da corrida foi montado no entorno do Parque Ibirapuera. Tradicionalmente a gente estaciona os carros perto do Portão 6 e para chegar até a largada, na Assembléia Legislativa, são quase 2k de caminhada. Já no meio da caminhada rápida, voltei a sentir "pequenos choques" na panturrilha. Meu sinal de alerta foi ligado. Mas meu bolso me lembrava que eu havia pago R$ 140,00 para estar lá. Então resolvi curtir as atrações da Arena.

Fomos para a largada, depois das selfies, parada para xixi e aquecimento na Arena. Toda aquela animação me deu um gás extra. Larguei caminhando, quase sendo atropelada. Deveria ter ficado para trás, mas quis acompanhar a Fernanda e a Lilian. Comecei a trotar e.... nem 500 metros minha perna gritou "pára, pára... seu músculo não tá legal". Aí os dois lados do meu cérebro começaram a brigar, mesmo os dois concordando que eu deveria apenas caminhar. Um lado queria caminhar rápido e fazer o trajeto de 10k (e ele gritava: "vc vai engordar se não se exercitar!") e o outro queria curtir o trajeto de 3k apenas na caminhada (e esse dizia ponderadamente: "lembre-se da maratona do Pão de Açúcar, forçar só vai te impedir de fazer essa corrida com revezamento. Suas amigas contam com vc").


Continuei nessa briga imaginária durante os dois primeiros quilômetros, vendo divesas pessoas felizes me ultrapassando. Esse sentimento é muito ruim, fica realmente um gosto amargo na boca e uma sensação de que não estamos nos esforçando como deveríamos. Mas para minha salvação, logo na frente vi uma placa que separava a corrida e a caminhada. Respirei fundo e fiquei com o meu lado mais ponderado. Passei a caminhar beeeemmmm devagar, olhando e observando os detalhes e fiz a curva rumo ao final da caminhada. Como a largada dessa turma ainda não tinha sido liberada, parei antes para acompanhar os últimos 500 metros dos primeiros atletas a chegarem do percurso da corrida.

Depois de buscar ajuda para um atleta que quebrou (falo disso depois), fui retirar a minha medalha da caminhada, que inclusive é muito mais bonita do que a da Corrida. Como eu sou a super ultra mega estabanada Kátia, levei um tombo ao pegar água. Enrosquei o pé direito (o mesmo da perna lesionada) numa corda jogada no chão e presa ao pé do suporte com o ponto de hidratação. Ralei as mãos, o joelho e quase quebrei meu celular. No entanto, meu lado Poliana deu o ar da graça. Logo que a dor passou, o tombo também me fez pensar em coisas que a minha mãe fala e eu não tenho dada tanta atenção. Resumindo: tudo leva a ter um grande aprendizado. Preciso ficar mais atenta aos sinais da vida. Aos sinais internos e externos também.

Estrutura da Disney - afinal R$ 140 vale?
Como disse, tive a sensação de arrependimento por ter pago R$ 140 para essa corrida. Mas agora que passei por todas as fases: da inscrição até o recebimento da medalha, qual minha opinião?

Responta: Depende... Se vc for um corredor experiente, não... não vale a pena. Muita gente caminhando e curtindo. Tentar fazer tempo nesse tipo de corrida, só se for atleta de Elite. Mas para a primeira prova oficial de 10k, os R$ 140 teriam sido muito bem pagos.

E para as crianças? Vi muitos pequenos reclamando, chorando e resmungando por andar os 3km sem nenhum atrativo adicional no percurso. Poderia ter Patetas, Buzz, Macs, Elzas e outros personagens pelo caminho. Poderia ter gincanas no trajeto também. Mas não tinha. Então... também acho que para os muito pequenos que caminham, mas ainda precisam de carrinho também não vale. As meninas de 5 a 10 anos curtem mais. Os meninos, como os meus, não curtem.

Mas e os R$ 140 da inscrição são justos pela estrutura disponível? Sim, são bem justos. Fui buscar meu Kit no sábado, quando normalmente é lotado. Mas a estrutura de entrega era muito boa e já vinha funcionando desde a quarta-feira. Assim, estava muito tranquilo. Os estandes estavam cheios, mas era possível curtir cada atração sem grandes transtornos. A camiseta e a mochila são lindos: muito bem elaborados. Os patrocinadores distribuiam brindes bons e atrativos.


A estrutura da Arena também estava impecável. Mesmo com tanta gente, conseguimos fazer massagem, o que em outras corridas é quase impossível. O kit pós chegada também estava bem completo (só faltou a tradicional banana da minha amiga Lilian kkkk). E se tivéssemos mais paciência poderíamos ter ganhado outros brindes dos patrocinadores. E um capítulo a parte eram os banheiros químicos: estavam limpos e com papel higiênico. As sinalizações também estavam impecáveis. Meu lamento vai apenas para a estrutura mais indispensável de todas:


Lamentável
O capítulo mais triste dessa corrida assisti nos 500 últimos metros do trajeto da corrida. Fiquei lá parada assistindo a chegada dos atletas, lembra? Então... um atleta quebrou ali na minha frente. Três rapazes do Staff estavam cuidando para que ninguém burlasse a corrida e não perceberam que o atleta estava se agarrando nas grades de separação. Então os expectadores chamaram a atenção de um deles. Como os três estavam sem rádio e não havia nenhum apoio por perto, um deles saiu caminhando na maior calma para procurar ajuda. Depois de uns 5 minutos, o atleta caiu, desmaiado. Nada de ajuda chegar. Um dos expectadores tentou dar água para o atleta, mas ele estava numa situação desesperadora. Eu fiquei em pânico. Para mim, ele estava tendo um ataque cardíaco.

Então perguntei para um dos rapazes do Staff onde que eu poderia encontrar a equipe médica e ele disse que eu precisaria ir até a chegada do percurso de corrida. Lá fui eu caminhando rápido, meio trotando, procurar ajuda (e meu músculo da panturrilha sentiu muito). Voltei depois de uns 10 minutos com os "para-alguma-coisa" com a cadeira-maca. Aí tinha uma equipe de Bombeiros Civis fazendo o primeiro atendimento.

Na minha contagem foram quase 15 minutos de NÃO ATENDIMENTO. Se o rapaz estivesse tendo uma parada cardíaca, ele estaria morto nesse momento. Aí fiquei com dúvida, se essa corrida - TÃO FAMILIAR E NÃO PROFISSIONAL - deveria ter um circuito de 10K. Talvez 5k fosse o ideal. E para ter esses 10K seria necessário muito mais apoio. 

Nunca presenciei uma situação dessa e não reparei se nas outras corridas todo o Staff tem rádio. Mas pela quantidade de inscritos, pelo percurso não exigir taxa paga a prefeitura, pela quantidade de patrocinadores e PELO VALOR DA INSCRIÇÃO, acredito que o Staff poderia ter um sistema de comunicação mais eficaz.

E vc? Por tudo que eu contei acha justo o valor da inscrição ser R$ 140,00???

Nenhum comentário:

Postar um comentário