quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Publicar ou não publicar

Dia desses saiu um bafafá num grupo de corredores no facebook, porque uma moça disse que já bastava de fotos do Kit da Corrida Vênus: já que o Kit era igual em todas as fotos. Esse post gerou vários comentários e acabou descambando para brigas.
Eu saindo pro treino


Fiquei pensando sobre o fato e observando o meu comportamento e das minhas amigas antes, durante e depois das corridas desse final de semana (Vênus e Pão de Açúcar). Realmente após um fim de semana de várias corridas, o Facebook e o Instagram são inundados diariamente com um monte de selfies amadoras e fotos profissionais dos corredores.

Isso é chato?

Sinceramente para mim não. Adoro ver as fotos dos amigos, dos conhecidos e até dos desconhecidos. Também adoro postar e o pior... depois de alguns meses adoro voltar para aquelas fotos e revê-las. O porquê desse comportamento é que gostaria de abordar.

Correr vicia mesmo. É igual comer um doce que dá muito prazer. É como beber... E talvez seja como fumar. A gente quer sempre um pouco desse sofrimento, seguido de prazer todos os dias. Também precisamos manter o nosso estímulo em alta, porque - como já falei - tem sofrimento nesse processo. Postar fotos é tipo uma cartarse, é como um trabalho em um grupo de apoio. Você posta a sua foto e vários amigos comentam, fazendo o papel de estimuladores.

Também é legal mostrar para convencer quem não corre que esse vício é muito bom. Até porque todo corredor quer trazer amigos para a roda. Além disso (ou o principal disso), é uma forma de se auto parabenizar. Depois de tanto esforço e dedicação, é muito gostoso mostrar para a comunidade que vc venceu, que está feliz, que fez ou manteve amizade.

Tem o lado de mostrar que vc é muito esforçado. Todo corredor adora dizer que acordou 4, 5 horas da manhã para treinar ou para participar de uma prova de rua. Gostamos de mostrar os nossos treinos e esforços para comprovar que nada é fácil, mas que conseguimos.

 Para quem fica de saco cheio de tantas fotos, esses comportamentos podem parecer muito infantis. E são mesmo. Meus filhos de 10 e 7 anos também apresentam esses comportamentos, mesmo não usando tanto as redes sociais. Sendo assim, como postar fotos não prejudica ninguém, sugiro que meus amigos corredores continuem com seus comportamentos, mesmo que pareçam infantis para outros. Afinal... como já diziam, que "os incomodados que se mudem".

Além disso, existem saídas para os cansados dos excessos de postagem de fotos de corrida.
Algumas alternativas:
- não tenham ou não sigam amigos corredores nas redes sociais;
- se querem ter esse tipo de amigos mas não ver suas postagens, bloqueiem os posts desses caras;
- saiam das redes sociais;
- passem rapidamente pelos posts dos amigos corredores;
- façam filtros mais direcionados para que os posts não sejam os primeiros a aparecer.

Enfim, busque A SUA ALTERNATIVA e deixe quem gosta de postar, postar, portar e postar ser feliz. Afinal de contas, rede social é como televisão, ninguém é obrigado a ter, assistir ou ficar preso a uma programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário