domingo, 5 de junho de 2016

Delta Argentina

Hoje foi dia deDelta Argentina, uma corrida cheia de percalços. Fizemos a inscrição num grupo de 5 amigas: Ariane, Fernanda, Lilian, Paula e eu. Uma semana antes da corrida, a Ari avisou que não faria porque estava em recuperação de uma pneumonia. Na sexta-feira, a Paula avisou que não iria porque estava resfriada e muito triste: a gatinha dela havia sumido. E para fechar, ontem a noite a Lilian mandou mensagem dizendo que estava levando o Enzo no hospital porque o filhote estava com virose. Hoje de manhã acabou desistindo também (o Enzo está melhorando).

Além disso, estamos num outono bem diferente aqui em São Paulo. Depois de quase 30 dias sem chuva no mês de maio, em junho choveu todos os dias, tanto que ultrapassou o total esperado para o mês todo e ainda estamos no dia 05!!! Assim sabíamos que a corrida seria molhada, mas a madrugada de sábado para domingo supreendeu. Choveu muito forte a noite toda.

Sinceramente, às 4 da madrugada deu vontade de desistir. Voltei dormir e às 5, quando acordei de novo a chuva havia parado... Mas depois de 10 minutos caiu um temporal. Se a Fernanda tivesse desistido, acho que eu não teria ido. Mas graças ao empenho da minha irmã fomos em frente.

Chegamos perto do Parque da Independência por volta das 6:15 e estava chovendo. Colocamos as capas de chuva e fomos pegar o chip. Tudo fica mais confuso quando a manhã está úmida, mas enfrentamos. Deixamos as blusas, capas e todos os apetrechos no guarda-volumes e fomos para a largada. Nesse momento, a chuva apertou.  Apesar de me inscrever para 5k, fui determinada a correr 10k. Depois de 10 minutos de corrida, a chuva deu trégua e depois de uns 50 minutos veio a estiagem, com direito até a réstia de sol. Esse tipo de coisa tem acontecido com bastante frequência na minha vida de corredora. Ainda bem!!!

O Percurso
O trajeto da Delta é bem desafiador: a largada é feita na ladeira dos skates, dentro do parque. É uma ladeira totalmente íngreme. São quase 2km de subida no início e mais 3km de sobe e desce no bairro do Ipiranga. O percurso segue plano nos próximos 4km, que faz um zigue zague em torno da Avenida Dom Pedro, terminando na subida dos skatistas. Assim, a pior parte fica mesmo para quem corre 5k, já que não dá tempo de se recuperar para enfrentar a subidona do final.
No ano passado, eu já tinha feito as 3 corridas do Circuito Delta, mas apenas na modalidade 5k. Mas sinceramente, adorei correr os 10k, já que parece ser bem mais fácil do que os 5k iniciais.

Correr na chuva
Ainda não enfrentei uma corrida com chuva durante todo o percurso, mas já consegui percebi algumas coisas:

1. é fundamental levar um saquinho plástico para proteger o celular. As baçadeiras não dão conta de proteger o aparelho.
2. os documentos também precisam estar protegidos. Coloco numa carteirinha e ainda dentro de um saquinho tipo ziploc.
3. a viseira é fundamental. Ela protege do sol, caso ele dê as graças, mas principalmente protege o rosto e os olhos dos pingos da chuva, que chegam a machucar a pele.
4. as capas de chuva são importantes antes da largada para que o corpo não fique frio, mas durante a corrida se transformam em um abafador. Por isso, se não quiser jogar fora no meio do percurso, melhor tirar antes de sair correndo.
5. Outra coisa é o excesso de roupa. Vejo pessoas começando com uma camiseta de manga comprida por baixo, depois a camiseta da corrida e por último um moletom. Em menos de 2k as pessoas estão tirando as roupas e amarrando na cintura. Além do choque térmico, ainda fica aquele monte de penduricalho, além de perder alguns minutos nesse tira-tira.
6. O tênis e as meias molham mesmo, com chuvinha ou chuvão. As meias próprias para corrida incomodam menos quando molhadas, mas não tem muito o que fazer.
7. Sempre levo uma camiseta seca extra para voltar para casa. O Parque da Independência fica cerca de 10 minutos de casa, mas esse tempo é suficiente para gelar o corpo quando a camiseta, o top e tudo mais está molhado. Nessa época do ano, opto por uma camiseta de manga comprida de corrida. Elas protegem na medida certa.

8. Se a corrida for ainda mais longe ou se eu precisar voltar a pé para casa, levo mais um par de meias também.

É isso! Semana que vem tem mais um desafio. Corrida contra o Câncer de Mama. A previsão do tempo promete muito frio e chuva. Vamos que vamos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário