sábado, 8 de dezembro de 2018

Pedal Anchieta 2018 - Uma lição



 Planejamento, Dedicação, Segurança e muita Entrega. Essas são as palavras que resumem minha participação no Pedal Anchieta 2018. Uma das maiores aventuras da minha vida. Superação de vários medos e a certeza de que vale a pena.

Saindo de casa às5h30 da matina
No dia 2 de dezembro participamos do evento Pedal Anchieta 2018. Mais do que um passeio, essa foi a oportunidade de realizar uma grande manifestação por mais mobilidade sustentável no nosso país.
Foram mais de 30 mil ciclistas reunidos para descer a Serra sentido a Santos. Com o apoio do Governo do Estado de SP e de outros órgãos, tudo foi bem organizado para conforto dos participantes.



Deixo alguns links para quem deseja saber mais dessa super aventura:
https://www.facebook.com/pedalanchieta2018/videos/206873036787711/
https://pedalanchieta2018.org/
http://www.praquempedala.com.br/blog/pedal-anchieta-2018/

No metrô: tudo organizado para os ciclistas
Minha preparação
Essa foi uma excelente oportunidade para exercitar algumas lições importantes que servem para a vida pessoal e, é claro, para para o mundo corporativo. Fiquei sabendo do Pedal em março de 2018 quando pedalava pela Ciclofaixa de Lazer da Avenida Paulista. Daí em diante fiz um planejamento, não muito rígido, para estar preparada para fazer essa viagem pedalando.
No folheto de divulgação, estavam previstos 55 quilômetros entre a largada, no quilômetro 10 da Anchieta, e o trecho urbano de Santos. Com esse número na cabeça, fui aumentando a quilometragem aos poucos até chegar aos 55 quilômetros em uma dia.

Nosso pequeno grupo: Angelo, Matheus,
Adriana, Luca e eu
Planejamento com dedicação
Assim, posso dizer que tive muita dedicação para alcançar meu objetivo. Todas as oportunidades de pedalar foram usadas. Nos feriados, temos a implantação da Ciclofaixa de Lazer em SP, aí eu aproveitei para treinar. Incluí quilometragem, muita subida e trechos mais longos de pedal constante pela ciclovia do Rio Pinheiros. Fiz três trilhas no Interior (duas vezes o Pedal do Limoeiro e outra na rota da Cerveja - e essa foi a melhor kkk). Isso porque esses passeios têm menos km, mas são mais exigentes.
Paradas para organizar os comboios

E não fiquei só no Pedal. Continuei correndo e fortalecendo os músculos. Esse é um ponto fundamental. Para a corrida, me dedico bastante a fortalecer as pernas, mas para a bike tive que realizar mais treinos de membros superiores. Meu instrutor na academia, o professor Bruno, foi fundamental nesse preparo.

O retorno de Santos era uma preocupação. Não podíamos subir pedalando (ainda bem hihihi), então precisávamos achar um transporte. No começo pensamos em participar de algum grupo de bikers que estavam fretando ônibus. Mas no final, os organizadores negociaram com as empresas de transporte e a passagem saiu bem em conta: $27,00 por pessoa com direito a embarcar as bikes. Comprei com antecedência e para um horário com bastante folga para ficar tranquila. A previsão era terminar o pedal às 13:30 e eu comprei as passagens para17:05. Deu tudo certo.


Segurança
Já sabia que Segurança seria um ponto de extrema importância. Não só pelo trajeto, que inclui serra e rodovia, mas também pela quantidade de ciclistas que estavam confirmando presença no evento.
Adriana e o Luca, nossos companheiros.
Além dos itens obrigatórios como bicicleta revisada, luva e capacete, incluí luzes dianteiras e traseiras, bem como uma mochila adequada para pedalar com lanches, água, protetor solar etc. Esquecemos só do repelente, mas que tbm não fez tanta falta

Angelo abrançando sua bike. Na verdade,
essa bike é a reserva. A oficial fico em casa.

Meu marido ficou responsável por dar as instruções de pedal seguro. Ele é mais experiente e tbm é motocicleta, então deu dicas valiosas. Ah! E assistir todos os vídeos produzidos pelos organizadores e pelos apoiadores tbm foi fundamental, porque fomos incluindo detalhes importantes na nossa preparação, o que garantiu total segurança para o nosso pequeno grupo. Realmente para um passeio desse porte não podemos brincar com segurança.

Entrega
E então chegou o grande dia. Bora acordar 4:30 da manhã. Pedalar até a estação Saúde do metrô e seguir o trajeto que planejamos com antecedência.

Desse ponto em diante a entrega foi total. Uma felicidade gigante por conseguir carregar a bike nas infinitas escadas das estações de metrô (valeu professor Brunão!!!), fazer baldeação e depois chegar no ponto de partida no Sacomã. Entrega total para empurrar a bike nos trechos que foram criados comboios. Paciência para encontrar o melhor ponto de parada para reabastecer a energia, comendo, bebendo e tirando muitas fotos.  Entrega para pedalar na subida e principalmente para focar nas descidas, que sempre é o meu maior pânico.

Foi tão intenso que é até difícil descrever o tamanho dessa entrega.

Posso afirmar que essa aventura foi uma enorme marca no meu desenvolvimento. Para uma pessoa que tinha tanto medo de pedalar, que tinha dificuldade com subidas e pânico com as descidas... Essa superação significou muito. Sempre fui uma criança medrosa para esportes e hoje ser Meia Maratonista e ser Ciclista, me provou que posso chegar onde eu quero.

Indico a todas as pessoas que coloquem desafios nas suas vidas e que sigam os passos de um projeto. Com Planejamento, Dedicação, Segurança e Entrega... Tudo dá certo e dá muito prazer.

E outra coisa: nunca é tarde para começar. Estou com 45 anos e só após os 40 é que comecei a correr e a pedalar. Estou pronta para começar qualquer outra coisa na minha vida. Já estou planejando várias outras coisas para 2019. Que venham vários outros desafios. 
HUHUHUHU!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário