quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Suiça

O que falar da Suiça sem cair no lugar comum? Dizer que os Suiços são educados, disciplinados e gentis. Todo mundo já disse. Falar que as ruas são limpas, que as calçadas são lisas, que as ruas não tem buracos e que o transporte público funciona, também é conhecido no mundo todo. Também ficer escrevendo sobre a motivação de melhorar o que já é excelente é tão conhecido como andar para trás (estou falando das reformas no aeorporto de Zurich, que já era bastante funcional, mas que agora está em pela reforma). Realmente não tem novidade.
Talvez a novidade esteja aí, ser exatamente o que esperam que seja. Nada é além ou menos do que deve ser. O transporte público é para funcionar, senão pra que existir, certo? As ruas precisam servir aos carros, ônibus, bicicletas e pedrestres, certo? Então tem que ter sinalização para todos e se tem sinalização, todos devem respeitar. Simples assim. A água é potável, afinal de usamos e devolvemos, temos que devolver para a natureza com a mesma pureza que ela nos entregou.
Também não é novidade a certeza de que todos são honestos. Entrei numa igreja e tinham velas a disposição dos fiéis e um bilhete dizendo que a vela custava 1 franco suiço. Ninguém para vigiar, ninguém para cobrar. Só a imagem de Jesus Cristo ali em cima, dizendo "sei que são honestos!!!". E isso não acontece só na igreja, nas lojas também é assim, menos nas lojas dos Coreanos, que ficam olhando com aquela cara de que somos ladrões até que provem ao contrário.
Fico feliz em perceber que o ser humano pode dar certo. Não que aqui seja perfeito, porque o ser humano nunca será perfeito na Terra, mas é muito bom ver tudo acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário