segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

3a. Corrida de Natal

Saindo de casa às 6h30
Cortando o parque
Nesse domingo fiz a 3a. Corrida de Natal. Foi a primeira corrida de rua que participei de "Pipoca". Minha decisão em não pagar essa inscrição aconteceu porque os valores das corridas são bastante salgados entre R$ 70 e R$ 120,00. Como em dezembro já paguei a do Circuito das Estações - Verão, a verba acabou. Correr de pipoca é legal, mas acho que quando estamos com o chip e vamos receber a medalha no final, ficamos mais empenhados. Uma pena realmente que os valores de participação sejam tão caros.



Logística
A Corrida de Natal aconteceu na avenida que fica entre o Parque Ibirapuera e a Assembléia Legislativa. Teve corrida de 5 e 10k e também caminhada. De uma forma geral foi muito bem organizada e teve uma alta participação, considerando a época do ano.

Durante a corrida
Como todos os eventos que acontecem em São Paulo o grande problema é a mobilidade. Não existe metrô que atenda essa área. E para ir de ônibus seria preciso sair de casa com muita antecedência, tipos uma hora e meia antes. Como estava sozinha não quis sair antes do sol nascer. Então resolvi ir de carro. Moro no Bairro da Saúde e o percurso até o Parque Ibirapuera leva em torno de 15 minutos (olha só a diferença!).

As ruas no entorno da Assembléia estavam fechadas e as poucas vagas que existem estavam sendo "guardadas" por flanelinhas. Então resolvi estacionar o carro do outro lado do parque e caminhar até a largada da corrida, mais uns 15 minutos. Nesse local, perto da Igreja Santo Ivo, também tem flanelinhas, mas que "trabalham" com contribuição e não com valores fechados. A diferença pode ser de R$ 20, perto do evento, para R$ 2,00 nos outros portões do parque.

Clima e temperatura
O sábado foi bem chuvoso em São Paulo e o domingo acordou abafado mas bastante úmido. Tanto que coloquei uma regata e não passei frio ao sair de casa. Cheguei no Parque Ibirapuera por volta das 6h45 e o sol começou a sair. Acho que essa é a melhor parte de correr: me forçar a acordar cedo e curtir a manhã no final de semana. O parque estava bem vazio e o cheiro da natureza nessa hora da manhã é maravilhoso.

A árvore de natal
Minha irmã Fernanda e incentivadora
Encontrei com a minha irmã e a Luciana (que fez sua grande estréia nessa corrida) na Praça do Porquinho. Caminhamos até a Assembléia e ficamos aguardando a largada por mais uns 10 minutos.

Corrida e o trajeto
O que mais gosto nessas corridas é ver tantas pessoas juntas por um único objetivo: saúde. Além de um clima muito amistoso sem brigas ou discussões, é delicioso ver famílias inteiras (incluindo cachorros) correndo ou caminhando. Nessa corrida houve uma grande participação de portadores de deficiência física e um grupo grande de voluntários que colaboravam com esse público. Foi muito legal ver que algumas pessoas associam o prazer desse esporte com um trabalho social.

#focanacorrida
O trajeto da Corrida de Natal é muito legal. Amo correr em avenidas que sempre passo de carro. A gente consegue ver detalhes que passam desapercebidos no dia a dia: como o monumento conhecido como "Deixa que eu Empurro". Mas o ponto alto foi ver a Árvore de Natal e o trem do Papai Noel de tão pertinho. Quase parei para fazer uma selfie - sqn.

Inclusive, logo depois da árvore foi a parte do percurso que sofri bastante e meu batimento cardíaco foi para os céus (186 bpm). Além de estar super atacada da sinusite, o que atrapalha a respiração, ainda estamos numa época do ano que rola muita confraternização (olha a brejinha aí - kkkkk). Esse trecho de subida, com o sol bem forte e de frente, quase morri. Tive que diminuir até chegar na caminhada e me hidratar. Ainda assim, segundo meu cronômetro, fiz um tempo melhor que as corridas anteriores. Já consigo manter um ritmo durante toda tempo de prova.
Outro probleminha: na semana passada virei o pé com um sapato que está ficando largo (a gente emagrece no pé também) e fiquei com o tornozelo sensível. Senti bastante dor durante a corrida e hoje ainda está doendo. Hoje a noite começarei a aplicar algumas pomadas para estar zerada no próximo domingo.


Amigos
Nessa corrida tivemos a participação da Luciana, amiga da minha irmã. Espero que ela tenha se contaminado com o bichinho da corrida para fazer parte do nosso grupo. A Patrícia também veio com a gente. E olha que já tinha corrido no sábado no Pacaembú. Como eu, ela está usando essas corridas como preparação para os circuitos pagos.

Amigas de sempre e as novas também
Mico
Não podia deixar de contar o meu mico. Bebo muita água de manhã e para não prejudicar a prova costumo ir ao sanitário antes da prova. Como o parque estava vazio resolvi ir ao banheiro do próprio Ibira para não precisar usar os banheiros químicos. Só que errei de "casinha", entrei no banheiro masculino. Só percebi depois que já tinha feito meu xixi e percebi que havia mictórios. Aff... ainda bem que só estavam os vendedores armando suas barraquinhas do lado de fora do banheiro, senão seria o maior mico.

Agora é só me preparar para próxima corrida que já é no domingo que vem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário