domingo, 28 de dezembro de 2014

A rua é de quem?

Hoje fomos passear na ciclovia da Avenida Paulista (abaixo comentários). O que me deixou impressionada é a invasão dos usuários de crack. Já tinha visto pela janela do carro já que eles estão por ali há mais de um ano. Mas está cada vez pior.

Eles invadem e acumulam lixo. Sujam tudo com dejetos e fumam suas pedras no meio das pessoas. Gritam e ameaçam. E o pior: estamos ficando acostumados a tudo isso. A polícia convive pacificamente com essa realidade. Também não me admiro.  Afinal o viciado é vítima da sociedade e virou politicamente incorreto repreender os usuários. Quando a TV pressiona, a polícia prende um traficante-usuário e tudo volta ao normal.

Mas isso está errado.  É preciso um pouco de ordem.  Um mínimo pelo menos.  Os usuários de crack não podem invadir e determinar quais serão as regras. Além disso, acredito que estamos dando uma msg muito ruim: aceitamos os usuários de crack.  Aceitamos sua sujeira. E vamos seguindo.

O que fazer? Não sou especialista, mas já li vários documentários que é importante ter tratamento mas também repressão. Entendo que eles são seres humanos.  Mas minha família também é e não merece passear no meio dessa sujeira que está se transformando a Paulista. Já convivemos com os usuários de crack no viaduto da Avenida Bandeirantes e sabemos quanto essa situação piora a cada fim de semana. Hoje enfrentamos de vidros fechados um bando de zumbi que já não se reconhecem com humanos.

Ciclovia da Paulista
Essa ciclovia de domingo é boa. Tem vários ciclistas. Totalmente diferente das outras que são mal planejadas como as da Avenida Interlagos, do bairro do Cambuci ou a da rua Guatá. Subidas íngremes, buracos, árvores no meio do caminho, claro, sem ciclistas. Mas mesmo na Paulista tem problemas: a falta de sinalização para os motoristas que precisam fazer conversões e se deparam com um cavalete. Isso gera um estresse e alguns motoristas se vingam nos ciclistas.

Vi um carro fazendo conversão na passagem exclusiva dos bombeiros e ainda xingando. Uma senhora pedindo orientação para o bandeirinha. Quer dizer nem o bom é  bom mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário