domingo, 19 de junho de 2016

Meus primeiros 18k

Seguindo meu planejamento para correr a minha primeira Meia Maratona em Outubro, esse final de semana eu precisava aumentar a rodagem. O plano era correr 18k no domingo. Isso porque para fazer esse longão gosto de ir correndo até o Parque da Independência (conhecido como Museu do Ipiranga), correr no parque e depois voltar correndo.
No entanto, apareceram duas tarefas para fazer nesse domingão: um teste num sistema da empresa e a Festa Junina na Clínica em que a Tia Miriam foi morar. Como demoro mais de 2 horas para fazer esse trajeto, preferi fazer no sábado. Tem alguns inconvenientes: o trânsito na Avenida Ricado Jafet é muito mais intenso no sábado, assim a poluição atrapalha bastante. Como as lojas do circuito conhecido como "robauto" também estão abertas, tem muita gente na calçada. Além do entra e sai de carros, nas concessionárias que quase atropelam os pedestres. Mas para equilibrar, o tempo estava bem ameno com uma certa neblina baixa que refrescava o corpo. Além disso, o Parque estava mais vazio.
Desde terça, tenho sentido que a sinusite quer se instalar em mim. De sexta para sábado, a coisa piorou. Nariz totalmente entupido e uma leve tontura quando deito do lado esquerdo. Mas mesmo assim, resolvi ir, já que não tinha escolha. O domingo estava fora de questão.
Saí de casa munida de lenços de papel, gel e isotônico e fui correr.... Saí de casa às 9h30. Sou muito preguiçosa mesmo, por isso para mim essa é a melhor época para treinar de manhã.


1/3 do trajeto
A ida foi bastante tranquila. Estou bem dedicada ao fortalecimento. Tanto que até posso deixar de correr na semana se a agenda apertar, mas não deixo de fazer meus 2 dias de musculação. Com isso, percebo que minhas pernas estão mais firmes e não ficam apresentando aqueles incômodos chatos.
Cheguei no Parque da Independência ao completar 5k. Fui correr perto da Pira para fazer a primeira etapa de 6k. Depois subi a rampa dos skatistas meio andando pelas trilhas, meio trotando na subida. Essa parte me ajuda a equilibrar a respiração e curtir um pouco a natureza. Tanto a sinusite quanto a labirintite estavam bem controladas, não me atrapalhando.

2/3 do trajeto
A segunda parte do trajeto foi feita no Bosque, Trilha de Cooper que fica atrás do Museu. Essa trilha é bem desafiadora. Ela só tem 1k, mas começa na subida, tem descidas e subidas durante todo o percurso. Para mim, o mais difícil é o solo de terra com pedrinhas. Sinto muito a diferença em relação ao asfalto. Mas é muito prazerosa por ser um lugar lindo, tranquilo e muito fresco.
Assim que terminei essa fase, me reabasteci com o gel e o isotônico, fui no WC e comecei o retorno.


3/3 do trajeto
Saí do Parque após a marca de 13k. As pernas estavam ok e a respiração também. O sol já tinha aparecido mas não estava muito quente. O problema é que a poluição piorou e muito. O tráfego na Ricardo Jafet estava intenso e muitos carros soltando aquele fumacê. Fui bem até completar 16k. Aí comecei a sentir o peso do cansaço. As pernas respondiam bem, mas um cansaço foi fazendo com que meu ritmo diminuísse.
Quando completei 17k vibrei e me autorizei a diminuir o trote e fazer algumas caminhadas principalmente nas calçadas mais destruídas. E quando cheguei na minha rua, que é uma ladeira, me permiti a subir caminhando. Fechei o longão com 18,8k, mas esses 800 metros de pura caminhada.

Pós corrida
Cheguei em casa inteira, mas bem cansada. Senti apenas um incômodo nos pés, porque deu uma bolha no dedão do pé direito. Preciso antecipar a compra do meu tênis que seria só em agosto. Mas o problema aconteceu quando fui tomar banho. Quando comecei a lavar o cabelo com água quente a sinusite se instalou e eu quase desmaiei. Começou a dar ânsia de vômito, tontura, dor de barriga... tudo ao mesmo tempo. Sentei e esperei... Quando sai do banho estava suando frio. Uma sensação horrível.
Depois de uns 20 minutos, acalmei e voltei ao normal. Acho que isso é muito mais da labirintite porque quando estou com ela é muito difícil lavar a cabeça com cabelos tão compridos. Mas acho que a exaustão ajudou.

Ainda fomos numa quermesse aqui perto de casa a noite. Depois de bater perna no Etna e no C&C.... Hoje estou bem. Sem dores, sem incômodos. Vamos que vamos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário