domingo, 3 de julho de 2016

Circuito das Estações - Inverno

Mais uma etapa do circuito das estações: agora a de Inverno. Já havia feito essa etapa o ano passado (http://katia-rotinaspiadas.blogspot.com.br/2015/07/circuito-das-estacoes-etapa-inverno.html). Mesmo sendo o mesmo circuito, sempre tem algo de diferente. Por isso é tão gostoso, deixar registradas as nossas experiências. Assim podemos comprar e ver se evoluímos ou não. As principais diferenças são:
1) o clima no ano passado estava extremamente frio. Esse ano o dia amanheceu com névoa, mas a temperatura estava bastante amena e durante a corrida tivemos raios de sol e um céu lindo azul.
2) em 2015, eu corri 5k, com pace de 6:22. Esse ano corri 10k, com pace de 6:23.
3) no ano passado, a Edilene correu com a gente. Hoje a Edilene não estava presente, mas tivemos a estreia da Andrea em corridas de 10k.
4) eu era fiel ao tênis Asics. Nessa edição, fiz minha estreia com o Mizuno, que dizem ser fantástico para maiores distâncias.
5) em 2015 minha meta era correr 10k com prazer. Esse ano já faço isso com folga e minha meta passou a ser correr uma meia maratona em outubro.
6) na edição de Inverno do ano passado estava bem mais magra, mesmo treinando menos. Esse ano, treino quase todos os dias e estou engordando de novo (estou com 69 quilos).
7) nessa mesma época eu só corria, agora faço fortalecimento 2 a 3 vezes por semana e corro outros 3 a 4 dias.


Fase de Engorda
A questão matemática é clara. Se vc consumir mais calorias do que queima, irá engordar. Se por outro lado, conseguir gastar mais, irá emagrecer. Correndo ou fazendo musculação praticamente todos os dias, a impressão é de que estou gastando muitas calorias. Mas o organismo é inteligente. Logo ele se adapta ao ritmo e passa a ser mais eficiente na queima da caloria. Isto é, para o mesmo esforço precisa de menos aporte calórico.

Assim, ou eu aumento a queima ou diminuo o consumo de calorias. Como não tenho como aumentar a queima, logo terei de fechar a boca. Na verdade, preciso repensar o que consumo. Tenho feito realmente estripulias: lazanhas e canolis são apenas alguns deles. Fora os churrascos, cervejas, mil folhas etc. Realmente preciso me concentrar em manter o peso. Correr com 63 quilos é muito melhor do que correr com 69 como estou agora.

Mizuno x Asics
Não sou nenhuma expert em tênis e também não estou usando nenhum top de linha para fazer grandes comparações. Uso pares de aproximadamente R$ 300. Mas a minha sensação é que eles são bem parecidos. A forma e o amortecimento são muito semelhantes. Talvez o Mizuno pareça um pouco mais leve. Mas nada que desse mais desempenho. Dá para arriscar os dois, procurando aquele que estiver com a melhor promoção.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário